A biologia pode ser traduzida ao pé da letra como "estudo da vida", ou seja, é a área da Ciência responsável por estudar os seres vivos. Mas a biologia é muito mais ampla do que se imagina, sendo assim dividida em diversas áreas diferentes, cada uma com uma específica especialização, mas que se completam.
A Botânica, por exemplo, é o ramo da biologia especializado no estudo de plantas: Sua morfologia, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e até mesmo sua evolução. As plantas possuem papel fundamental em nossas vidas, estando presente não apenas como fonte de alimento, mas fornecendo matéria prima para confecção de inúmeras coisas, como vestuários, componentes para remédios, mobilia, etc. Além disso, são as plantas (algas nos oceanos) as maiores filtradoras de oxigênio do planeta.
Assim como a Botânica, estuda as plantas, a Zoologia (do grego: "zoon", que significa animal, e "logos", estudo) pode ser considerada como o ramo responsável pelo estudo dos animais. Mas o que seriam animais? Por muitos anos esse assunto foi debatido, e conforme novas descobertas foram feitas, hoje em dia animal é sinônimo de organismo multicelular heterotrófico, e cujas células formas tecidos biológicos com capacidade de responder ao ambiente que o envolve. A Zoologia estuda o funcionamento dos animais, constituintes químicos dos tecidos, formação, desenvolvimento, propriedades e funções celulares.
Diretamente ligado a Zoologia, encontra-se a Etologia, a disciplina responsável pelo estudo do comportamento animal. Sob a influência da Teoria da Evolução, tendo como idéia básica a evolução de comportamento através do processo de Seleção Natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada de um repertório peculiar de padrões em seu comportamento. As pessoas dedicadas a essa área estudam esses padrões de comportamento das espécies.
Citando Darwin, passamos para outro ramo da biologia: A Biologia Evolutiva, a parte da biologia dedicada ao estudo a origem e descendência da espécies, junto com suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução. Esse campo da biologia abre espaço para vários cientistas convencionais, como paleontólogos, que utilizam fósseis para responder enigmas sobre a evolução das espécies, afim de deduzir o futuro das espécies atuais.
E talvez, abrangendo todas essas áreas da biologia citadas anteriormente, a Ecologia, a ciência designada para estudos das relações entre os seres vivos e o meio ambiente. A Ecologia é de extrema importância para nós, pois os resultados de seus estudos podem revelar se animais e ecossistemas estão em perfeito equilíbrio ou se sofrem de alguma anomalia. Em um período como este que vivemos atualmente, onde o desmatamento e os abusos do ser humano sobre a natureza são cada vez mais comuns no nosso cotidiano, e onde locais desmatados já fazem parte da paisagem urbana, a ecologia deve mais que nunca ser valorizada, para que assim talvez espécies possam sair da lista de ameaçados a extinção.
A biologia está presente em nosso dia-a-dia, nós notando ou não. Se pararmos por um instante, e começarmos a prestar mais atenção no que ela nos revela, o homem acabaria por se conscientizar de sua ações, e notar que estamos indo de contra nossos ideais. Pare, pense e reflita sua atitudes.