quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comentei a Tarefa 1 de Sociologia nos seguintes blogs:

Sara Barletta: http://sarabarletta.blogspot.com/

Tarefa 1: Sociologia!

A sociedade, desde os tempos mais primórdios, tem a necessidade de se dividir em grupos, e os fatores que caracterizam tais grupos são vários: religiosos, políticos, musicais, econômicos, dentre outros. Muitas vezes, para sermos aceitos nesses vínculos sociais devemos acatar com uma determinada imagem, a qual costuma caracterizar de qual grupo social você pertence.
As diferentes marcas de roupas e acessórios se aproveitam de tal divisão social, e assim conseguem obter lucros extremamente altos, se especializando para atender a um determinado grupo de pessoas. Assim como há marcas especializadas para saciar as necessidades de pessoa que praticam esportes (desde o futebol e natação, até esportes como o skate e surfe), existem marcas para outros diversos grupos de pessoas, e com os mais diferentes níveis de qualidade.
Uma marca carrega consigo um nome, e este deve proporcionar uma relação de confiabilidade e qualidade com o consumidor. Uma pessoa que compra uma veste de tal marca e vê-se numa situação em que tal veste se rasga, dificilmente irá adquirir outro produto da mesma marca. Quando este caso ocorre com uma pessoa, ela não pode ser considerada como despersonalizada, ou sem autenticidade, pois ela vai de encontro com seus ideais sobre comprar ou não de tal marca.
Existe também, outro caso de pessoa, aquela que compra equipamentos de determinada marca, especializada para um grupo de pessoas específico (como aquelas que fazem esporte, por exemplo) e adquirem diversos produtos, sem nem mesmo saber da qualidade do objeto, não utilizar para seu fim específico, nem sequer possuem a condição financeira necessária para comprar uma peça de alto custo. Compram este produto, apenas por compulsão, talvez em grande parte por influência de pessoas, ou dos meios de comunicação, e esse tipo de pessoa sim pode se considerar com uma falta de autenticidade (é verdade, que a maior parte da população se enquadra com esse perfil).
Portanto, varia de cada indivíduo se adquirir uma roupa ou acessório de marca faz a pessoa perder ou não sua personalidade, e até mesmo sua autenticidade perante a sociedade.

domingo, 9 de maio de 2010

Comentei a Tarefa 2 nos seguintes blogs:

Bruna Morais: http://weaftemporario.blogspot.com
Giulia Bonaspetti: http://gbonaspetti.blogspot.com
Camila Fernandes: http://cmilafernandes.blogspot.com

Tarefa 2:

As células-tronco podem ser definidas como células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo, e que possuem a notável capacidade de originar outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco, e podem ser classificadas como Totipotentes (produzem todas as células embrionárias e extra embrionárias), Pluripotentes (capazes de produzir todos os tipos celulares do embrião, é o caso das células-tronco embrionárias), Multipotentes (podem produzir células de várias outras linhagens, é o caso das células-tronco adultas), Oligopotentes (podem produzir células dentro de uma unica linhagem) e Unipotentes (capazes de produzir um único tipo de célula maduro).
Mas qual seria a verdadeira importância das células-tronco? Como elas possuem a capacidade de gerar ou regenerar outros tipos de células, tratamentos a base do uso de células-tronco podem ser a solução para doenças degenerativas (como o Mal de Parkinson, Alzheimer e a diabetes), traumatismo na medula espinhal, rejeição de órgãos em transplantes, entre outros tantos problemas de saúde.
A extração de células-tronco pode ser feita a partir de Embriões recém-fecundados, criados por fertilização in vitro (aqueles que não serão utilizados em tratamento de infertilidade ou gerados especificamente para pesquisa), ou podem ser extraídos também de alguns tecidos adultos, tais como a medula óssea, cordão umbilical, placenta, entra outros. A extração pelo primeiro método citado é de grande polêmica, pelo fato de ir contra o principio de algumas religiões e ser desaprovado por muitos. Em alguns países é considerado ilegal, e em outros, é permitidos mas com as devidas restrições.
Apesar de todas as descobertas já feitas nesse ramo da medicina, ainda existe muito a ser descoberto no futuro. Alguns objetivos a serem alcançados com o uso de células-tronco, é a compreensão dos mecanismos de diferenciação e desenvolvimento. A identificação, isolamento e purificação dos diferentes tipos de células-tronco adultas e a confirmação dos resultados bem sucedidos nos transplantes de células-tronco. Com certeza esse novo ramo na medicina nos proporcionará muitos benefícios, mas cabe a nós, antes acabar com o tabu existente na utilização de embriões para tais procedimentos. Devemos ter em vista os avanços que podemos obter no futuro, se continuarmos a desenvolver estudos com as Células-Tronco.