A sociedade, desde os tempos mais primórdios, tem a necessidade de se dividir em grupos, e os fatores que caracterizam tais grupos são vários: religiosos, políticos, musicais, econômicos, dentre outros. Muitas vezes, para sermos aceitos nesses vínculos sociais devemos acatar com uma determinada imagem, a qual costuma caracterizar de qual grupo social você pertence.
As diferentes marcas de roupas e acessórios se aproveitam de tal divisão social, e assim conseguem obter lucros extremamente altos, se especializando para atender a um determinado grupo de pessoas. Assim como há marcas especializadas para saciar as necessidades de pessoa que praticam esportes (desde o futebol e natação, até esportes como o skate e surfe), existem marcas para outros diversos grupos de pessoas, e com os mais diferentes níveis de qualidade.
Uma marca carrega consigo um nome, e este deve proporcionar uma relação de confiabilidade e qualidade com o consumidor. Uma pessoa que compra uma veste de tal marca e vê-se numa situação em que tal veste se rasga, dificilmente irá adquirir outro produto da mesma marca. Quando este caso ocorre com uma pessoa, ela não pode ser considerada como despersonalizada, ou sem autenticidade, pois ela vai de encontro com seus ideais sobre comprar ou não de tal marca.
Existe também, outro caso de pessoa, aquela que compra equipamentos de determinada marca, especializada para um grupo de pessoas específico (como aquelas que fazem esporte, por exemplo) e adquirem diversos produtos, sem nem mesmo saber da qualidade do objeto, não utilizar para seu fim específico, nem sequer possuem a condição financeira necessária para comprar uma peça de alto custo. Compram este produto, apenas por compulsão, talvez em grande parte por influência de pessoas, ou dos meios de comunicação, e esse tipo de pessoa sim pode se considerar com uma falta de autenticidade (é verdade, que a maior parte da população se enquadra com esse perfil).
Portanto, varia de cada indivíduo se adquirir uma roupa ou acessório de marca faz a pessoa perder ou não sua personalidade, e até mesmo sua autenticidade perante a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário