As células-tronco podem ser definidas como células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo, e que possuem a notável capacidade de originar outros tipos de células. Existem vários tipos de células-tronco, e podem ser classificadas como Totipotentes (produzem todas as células embrionárias e extra embrionárias), Pluripotentes (capazes de produzir todos os tipos celulares do embrião, é o caso das células-tronco embrionárias), Multipotentes (podem produzir células de várias outras linhagens, é o caso das células-tronco adultas), Oligopotentes (podem produzir células dentro de uma unica linhagem) e Unipotentes (capazes de produzir um único tipo de célula maduro).
Mas qual seria a verdadeira importância das células-tronco? Como elas possuem a capacidade de gerar ou regenerar outros tipos de células, tratamentos a base do uso de células-tronco podem ser a solução para doenças degenerativas (como o Mal de Parkinson, Alzheimer e a diabetes), traumatismo na medula espinhal, rejeição de órgãos em transplantes, entre outros tantos problemas de saúde.
A extração de células-tronco pode ser feita a partir de Embriões recém-fecundados, criados por fertilização in vitro (aqueles que não serão utilizados em tratamento de infertilidade ou gerados especificamente para pesquisa), ou podem ser extraídos também de alguns tecidos adultos, tais como a medula óssea, cordão umbilical, placenta, entra outros. A extração pelo primeiro método citado é de grande polêmica, pelo fato de ir contra o principio de algumas religiões e ser desaprovado por muitos. Em alguns países é considerado ilegal, e em outros, é permitidos mas com as devidas restrições.
Apesar de todas as descobertas já feitas nesse ramo da medicina, ainda existe muito a ser descoberto no futuro. Alguns objetivos a serem alcançados com o uso de células-tronco, é a compreensão dos mecanismos de diferenciação e desenvolvimento. A identificação, isolamento e purificação dos diferentes tipos de células-tronco adultas e a confirmação dos resultados bem sucedidos nos transplantes de células-tronco. Com certeza esse novo ramo na medicina nos proporcionará muitos benefícios, mas cabe a nós, antes acabar com o tabu existente na utilização de embriões para tais procedimentos. Devemos ter em vista os avanços que podemos obter no futuro, se continuarmos a desenvolver estudos com as Células-Tronco.
E sobre as células-tronco embrionárias e adultas, destaca-se o sucesso das pesquisas com as células-tronco adultas, cujos tratamentos já estão sendo utilizados para tratar muitas doenças, enquanto o potencial das células-tronco embrionárias permanece teórico, mesmo depois de 20 anos de estudo.
ResponderExcluirMuito legal e completo teu texto, achei interessantíssimo as classificações dos tipos de células tronco, pois admito que não havia pesquisado, então não sabia disso. Muito legal, enriqueceu bastante teu texto, acho que muita gente não sabia disso. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom artigo. Achei muito interessante a parte dos objetivos a serem alcançados e concordo que os benefícios que teremos, se os estudos com células-tronco continuarem avançando, serão de grande importância para a humanidade. Ótimo texto.
ResponderExcluiracho importante destacar que a medula óssea do indivíduo é uma zona extremamente rica em células-tronco e, por isso, ela é muito usada como fonte de células-tronco transportadas para o mesmo indivíduo.
ResponderExcluirAchei teu texto especial pois tratou da classificação das células tronco e isso é um diferencial pois muitas pessoas acham que só existe um tipo de células-tronco e como você destacou bem este mito não é verídico.
ResponderExcluirGostei bastante Jorge. Bem claro seu texto e bem direcionado. Simples de entender.
ResponderExcluir"A extração de células-tronco que é motivo de grande polêmica, pelo fato de ir contra o principio de algumas religiões e ser desaprovado por muitos. Em alguns países é considerado ilegal, e em outros, é permitidos mas com as devidas restrições." Em pensar que a medicina esta se superando e descobrindo cada vez mais diferentes modos de reverter situações irreversíveis, que hoje em dia estamos conseguindo cada vez mais melhorar a qualidade de vida e ate salvar vidas e mesmo assim há religiões e diversos fatores que são contra a esse avanço, sem contar que os lugares que já disponibiliza o tratamento como por exemplo nos EUA o preço não é acessível.
ResponderExcluirMuito legal teu artigo Jorge, deixou claro o significado de celulas-tronco; Principalmente a parte onde explica a verdadeira importância delas. Parabéns
ResponderExcluir